A emocionante recuperação de Flor, uma cachorra transformada graças ao amor

Resgatada do abandono nas ruas, esta cachorra maltratada recebeu o nome de Flor.

“Uma flor murcha, maltratada e sem viço”. Assim foi descrita uma cachorra resgatada das ruas de Boyacá, uma cidade colombiana próxima à divisa com a Venezuela. Marianna Gutierrez Camacho (@nana1gc) é a jovem que encontrou a peluda e contou a história no Twitter.

Marianna conseguiu traduzir em poesia a história da cachorra, desde o primeiro encontro até a recuperação total. É a tutora quem resume, na página social: “Achei uma flor, um dia no caminho, que parecia murcha e sem folhas”.

A emocionante recuperação de Flor, uma cachorra transformada graças ao amor

A história de Flor

A cachorra, portadora de uma grave infecção na pele e outros problemas de saúde, foi encontrada há menos de um ano, vagando sozinha pelas ruas da Colômbia. Marianna sentiu pena do animal e passou a levar comida, e o afeto foi crescendo pouco a pouco.

Sempre com alma poética, Mariana descreveu a cachorra doente e enfraquecida como “uma flor murcha, afogada em um suspiro”. Nas condições em que se encontrava, Flor efetivamente não teria muito tempo de vida.

Marianna, de 25 anos, é a fundadora e proprietária do abrigo “Llenando Barriguitas” (“enchendo barrigas”, em português). A entidade atua há quatro anos na região de Boyacá, alimentando animais de rua.

A emocionante recuperação de Flor, uma cachorra transformada graças ao amor

A ONG, no entanto, não tem sede própria – as atividades com os cães e gatos são realizadas na rua, para amenizar o sofrimento dos animais. Flor foi encontrada em julho de 2021, mas não pôde ser resgatada imediatamente.

A cachorra foi identificada em uma das rondas de alimentação do “Llenando Barriguitas”. Os animais de rua já conhecem os voluntários da ONG, mas Flor se manteve afastada. Marianna pôde verificar que ela estava muito magra, com falhas na pelagem. Neste primeiro contato, a ativista dos direitos dos animais apenas deixou um punhado de ração para a peluda.

Nos dias seguintes, Marianna voltou ao local e continuou alimentando Flor. A jovem atua em bairros periféricos, regiões conhecidas pela violência e tráfico de drogas. Os animais abandonados são apenas um problema local a mais.

A emocionante recuperação de Flor, uma cachorra transformada graças ao amor

No dia em que Marianna tinha programado para resgatar Flor, ela teve de suspender a operação, por causa de um filhote encontrado no caminho, com sinais de parvovirose, uma infecção que afeta o trato intestinal e é fatal na maioria dos casos.

O caso era urgente e o resgate de Flor teve de ser adiado mais uma vez. O cachorrinho estava vomitando, com sinais evidentes de dor. Marianna levou o filhote até uma clínica veterinária, mas a cachorra “murcha e sem viço” teve de esperar mais um pouco.

Por fim, dois meses depois do primeiro contato, Marianna conseguiu atrair a cachorra doente. Era o dia 02.09.21, um prenúncio da primavera, mas a recuperação de Flor prometia ser um desafio bastante difícil.

“A pele de Flor era apenas um reflexo do que estava por dentro”, escreveu a resgatadora nas redes sociais. A cachorra tinha diversas infecções bacterianas e fúngicas, que se revelavam na pele. Flor precisou receber diversas transfusões de sangue, além de antibióticos, analgésicos e outros medicamentos.

A cachorra foi submetida a uma raspagem de pele, um método pouco invasivo de diagnóstico. Os veterinários encontraram diversos agentes patogênicos nas camadas profundas da pele: ácaros, bactérias e fungos.

A emocionante recuperação de Flor, uma cachorra transformada graças ao amor

Flor também estava com uma anemia profunda e com disfunções em órgãos importantes, como os rins e o fígado. Ela também precisou receber vermífugos, por causa dos muitos parasitas intestinais que portava.

O tratamento durou oito longos meses. Além dos medicamentos e terapias, a cachorra também precisou receber muito amor e atenção para conseguir se recuperar. Ela ainda está frágil e revela sintomas de estresse e ansiedade, mas sofreu uma transformação profunda.

Graças à dedicação e à proatividade de Marianna, a cachorra mudou completamente. Antes uma flor murcha, agora ela exibe todas as pétalas. A ativista recorreu a uma música do compositor Marc Anthony para resumir o quadro de Flor:

A emocionante recuperação de Flor, uma cachorra transformada graças ao amor

“Encontrei uma flor um dia, na estrada. Ela estava murcha e sem folhas. Quase pálida, afogada em um suspiro, levei-a ao meu jardim para cuidar daquela flor com pétalas adormecidas, de quem cuido até hoje com toda a minha alma.”

“Ela recuperou a cor que tinha perdido, porque encontrou um bom jardineiro para regá-la. Eu pus um pouco de amor na tarefa. Eu a estava abrigando em minha alma. Hoje eu sou dona da flor, e eu prometi cuidar dela. Para que ninguém roube mais a cor, para que ela nunca desapareça.”

De acordo com Marianna, esta é a história de Flor, contada em uma música (“Flor Pálida”, de Marc Anthony). O compositor nova-iorquino, que nunca se encontrou com a cachorra colombiana, conseguiu retratar o que o amor e o cuidado são capazes de fazer.

Receba notícias e histórias do Cães Online no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/caesonline.

Deixe um comentário