Casal visita abrigo e acaba adotando todos os 265 cães

Um casal não se conformou com as condições do abrigo visitado e adotou todos os cães do local.

Adotar é um gesto de amor. Agora, imagine este gesto multiplicado 265 vezes. Foi isto que aconteceu quando um casal visitou um abrigo e, inconformado com as péssimas condições em que os cães viviam, resolveu adotar todos os animais do local.

Danielle Eden e Rob Scheinberg foram o casal que adotou 265 cães de uma só vez. Eles nasceram e cresceram em Israel e, já adultos, casaram-se e migraram para o Canadá. Desde crianças, Danielle e Rob sempre foram muito afeiçoados aos animais de estimação.

casal-visita-abrigo-e-acaba-adotando-todos-os-caes
Imagem: Dog Tales

Uma família especial

Danielle e Rob já chegaram ao Canadá com quatro cachorros, todos resgatados das ruas. Mas foi em King, cidade da Província de Ontário, ao norte de Toronto, que o casal conseguiu dedicar-se à sua verdadeira vocação.

Eles adquiriram uma propriedade de 50 acres (pouco mais de 200 mil metros quadrados) e organizaram o Dog Tales Rescue and Sanctuary, especializado em resgatar e reabilitar cachorros abandonados. O local tem capacidade para comportar até cem cães.

Além de receber animais da região, Danielle e Rob viajam regularmente para Israel, para, nas palavras dos ativistas, “encontrar cães  necessitados e trazê-los para uma segunda chance de uma vida feliz”.

As viagens

A cada nova viagem para Israel, Danielle e Rob visitam abrigos locais e, com a colaboração de funcionários destas entidades, selecionam de dez a 20 cães em condições de serem transferidos para o Dog Tales (o nome significa “contos de cachorros”, mas faz uma brincadeira entre “tales” e “tails [rabos], que têm praticamente a mesma pronúncia).

O casal dá preferência aos “casos perdidos”, animais cuja realocação é difícil ou impossível. Danielle e Rob selecionam os cachorros idosos, portadores de deficiências ou que estão na fila da adoção há mais tempo.

casal-visita-abrigo-e-acaba-adotando-todos-os-caes
Imagem: Dog Tales

De acordo com a ativista, esta é sempre uma decisão difícil: escolher quais animais estão mais carentes. Para Danielle, “fazer as listas é sempre uma tarefa dolorosa, mas quase sempre fica bem claro quais cães precisam mais da nossa ajuda”.

No início de 2022, o casal foi visitar um abrigo ainda desconhecido na área rural de Tel Aviv, a capital do país. Eles encontraram uma cena desconcertante: o local abrigava mais de 250 cachorros, em um local no qual caberiam apenas 70.

Os peludos estavam amontoados, vivendo até seis em cada gaiola (individual). Eles disputavam os poucos pedaços de comida que eram atirados pelos tratadores. O local estava infestado por ratos e a maioria dos cães mostrava sinais de pavor e ansiedade.

casal-visita-abrigo-e-acaba-adotando-todos-os-caes
Imagem: Dog Tales

Pela primeira vez em muitos anos, Danielle e Rob não conseguiram identificar os animais mais carentes do abrigo: todos eles precisavam ser levados com urgência para outras instalações. Até mesmo os ratos do local estavam correndo risco de morrer, sem fome, com frio e sempre envolvidos em brigas.

Desta vez, o casal percebeu que não seria possível organizar uma lista, para despachar os mais necessitados gradualmente para o Canadá. Deixar qualquer um daqueles cachorros para trás significaria sentenciá-los à morte.

Foi assim que Danielle e Rob resolveram adotar todos os 265 cachorros encontrados no abrigo. O casal simplesmente comprou o local, providenciou as reformas mais urgentes, saneou o local e ofereceu abrigo e alimento para todos.

Não se trata, porém, de uma adoção formal. O casal simplesmente assumiu a responsabilidade pela saúde, segurança e bem-estar dos cães encontrados em condições tão adversas, para garantir o encaminhamento adequado.

casal-visita-abrigo-e-acaba-adotando-todos-os-caes
Imagem: Dog Tales

Em pouco mais de dois meses, o casal conseguiu encontrar famílias adotivas para 90 cachorros que viviam no abrigo. Outros 25 foram avaliados por médicos e declarados aptos – por isso, foram embarcados para o Canadá e já estão vivendo no Dog Tales.

Danielle e Rob ainda precisam alocar 150 dos cães adotados em Tel Aviv. Por enquanto, eles continuam no abrigo, que foi reformado e ampliado, para atender às necessidades de todos. A propriedade em King também está passando por reformas, para receber os novos “hóspedes” na medida em que for possível fazer a viagem com aqueles que não encontrarem um novo lar permanente.

Danielle e Rob contrataram veterinários e especialistas em adestramento, para socializar os cães que continuam morando em Israel. Os “alimentos humanos” foram banidos do abrigo e agora os peludos recebem apenas ração industrializada ou comida caseira, preparada pelos novos funcionários.

Receba notícias e histórias do Cães Online no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/caesonline.

Deixe um comentário