Cafeteria permite que cães de rua durmam dentro do estabelecimento todas as noites

Esta cafeteria grega abre as portas todas as noites para abrigar os cães de rua.

Na Grécia, assim como em quase todo o mundo, muitos cães vivem nas ruas, sem abrigo. Mas esta cafeteria decidiu amenizar o problema: todas as noites, depois da saída dos últimos clientes, ela abre as portas para que os peludos das redondezas possam se abrigar.

A cafeteria chama-se Hott Spott e fica em Mitilene, capital da ilha de Lesbos, no mar Egeu. Quando o bar fecha as portas, os cachorros encontram um lugar para passar a noite com algum conforto. O lugar já é procurado pelos cães de rua da vizinhança, especialmente nos meses mais frios, mas a Hott Spott franqueia a entrada dos peludos durante o ano inteiro.

uma-cafeteria-pet-friendly

Um abrigo e tanto

A ilha de Lesbos fica na extremidade oriental da Grécia, próxima à Anatólia, península que é a “porta de entrada” da Ásia. Mitilene acabou se tornando, nos últimos anos, um dos principais pontos de chegada dos imigrantes provenientes da Síria, país que enfrenta uma guerra civil há mais de dez anos.

Os habitantes locais acolhem os refugiados e Mitilene acabou se transformando em um polo de solidariedade. Muitos imigrantes deixaram o país de origem com os seus animais de estimação – e isto aumentou consideravelmente a população de cães de rua na ilha de Lesbos. Mas a população parece não se importar e encontrou maneiras de mitigar a insegurança e o desconforto.

uma-cafeteria-pet-friendly

É o caso do Hott Spott, que resolveu receber os cães de rua. as fotos da cafeteria viralizaram no mundo inteiro quando Eustratios Papanis, um professor da University of The Aegean, postou as imagens na sua página do Facebook, alertando para a situação dos refugiados – tanto caninos, quanto humanos.

Em sua postagem, o professor lembra que a Grécia tem leis importantes a respeito da necessidade de proteção animal, mas alerta que o fator principal é fomentar a cultura e o conhecimento para superar a indiferença, negligência e maus tratos.

Ainda de acordo com Papanis, as novas gerações de gregos já crescem com sentimentos de solidariedade e alteridade. Os jovens já estão acostumados a lidar com questões humanitárias e ambientais: acolher humanos e cães é um exemplo desta nova visão.

Os cachorros se acostumaram tanto com o abrigo, que começam a se acomodar nos sofás e poltronas do Hott Spott ainda antes de o bar encerrar o atendimento. “Os clientes não veem problemas com eles”, dizem os garçons da cafeteria.

Opiniões divergentes

Mas, se os proprietários do Hott Spott consideram que os cachorros merecem um lugar para passar a noite, aquecidos e seguros, muita gente é contrária. Nas redes sociais, a maior parte dos comentários rejeita a ideia do abrigo.

Alguns internautas consideram que a presença dos cães na cafeteria é anti-higiênica e pode provocar um surto de doenças infectocontagiosas. Outros simplesmente avaliam que o conforto dos clientes não pode ser prejudicado para abrigar vira-latas.

Se a população de Mitilene entende que os cães e os migrantes têm direito não apenas ao acolhimento, mas também ao conforto possível, muita gente entende que eles são uma ameaça ao bem-estar e mesmo ao status de uma cidade que recebe muitos turistas do mundo inteiro e também abriga um campus universitário.

Este é um fenômenos mundial, mas os europeus, em especial, estão se sentindo incomodados com a presença de refugiados sírios, afegãos e de outras regiões do Oriente Médio e do norte da África. Muita gente se sente desconfortável com a presença dos miseráveis.

Seja como for, o Hott Spott está coberto de razão. Os cachorros têm direito a um lugar para se abrigarem nas noites, mesmo que a temperatura esteja agradável. Cidadãos dos mais diversos países, que tiveram de abandonar seus lares por causa da fome, da doença e da guerra, também merecem ser abrigados.

Falta solidariedade ao mundo e talvez este seja o principal motivo para que as pessoas se acostumem à miséria e à fome. Muitos prefeririam não ver, mas a realidade é que há muitos famintos e desalojados.

A experiência da cafeteria pet friendly precisa ser multiplicada, até que consigamos construir uma sociedade que não gere mais miseráveis. Cachorros e humanos têm direito a uma vida digna e precisamos de um planeta que abrigue a todos. Parabéns ao Hott Spott.

Receba notícias e histórias do Cães Online no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/caesonline.

Deixe um comentário