Cadela abandonada pela família se apega a brinquedo de pelúcia

Esta cadela foi abandonada pela família, perdeu tudo, mas se apegou ao bichinho de pelúcia.

Ellie é uma bela cadela cinza-chumbo, de um ano de idade. Ela é uma blue lacy, conhecida como a “raça canina oficial do Texas”: são cães amistosos, leais e muito amorosos. Mesmo assim, ela foi abandonada em um abrigo superlotado, onde tinha apenas um brinquedo de pelúcia como referência, para se lembrar dos velhos tempos.

Não se sabe o motivo do abandono. A antiga família de Ellie providenciou a vacinação, esterilização e até identificação por microchip, para simplesmente largar a cadela depois de alguns meses de convivência.

Cadela abandonada pela família se apega a brinquedo de pelúcia
JENNIFER JESSUP

Ellie e a pelúcia

A experiência no abrigo do Texas foi apavorante para Ellie. Sem nenhum aviso prévio, ela foi levada a um local barulhento, apertado e muito pouco amigável. A blue lacy não sabia, mas as leis texanas permitem o abate de animais abandonados em 72 horas, caso ninguém se interesse por eles.

Cadela abandonada pela família se apega a brinquedo de pelúcia
JENNIFER JESSUP

Ellie ficou sozinha, apegada a um bicho de pelúcia gigante, que provavelmente a fazia evocar memórias da família que a tinha abandonado. O abrigo funciona como uma espécie de depósito, sem atividades nem campanhas de divulgação: caso não surjam candidatos para adoção, os cães e gatos são sacrificados em questão de dias.

Então, surgiu uma heroína na vida da cadela: Jennifer Jessup, uma resgatadora de cães independente, cuja base de trabalho fica em Nova York, na costa leste dos EUA, distante cerca de 2.500 km de Dallas.

Resgate e adoção

Jennifer tomou conhecimento da história de Ellie através do irmão Jon, que mora na Flórida e estava procurando justamente um blue lacy para adotar. Depois de uma rápida pesquisa na internet, a resgatadora descobriu o trabalho da Tornado Alley Gentle Giants (Tagg) Rescue.

Cadela abandonada pela família se apega a brinquedo de pelúcia
JENNIFER JESSUP

Como o próprio nome diz, a Tagg Rescue é uma entidade especializada no resgate e realocação de cães de porte grande e molossoide, que atua no sul e no centro dos EUA. A sede da ONG fica em Azle, a cerca de 80 km de Dallas.

A primeira providência de Jennifer foi conseguir a transferência de Ellie para a Tagg Rescue: era preciso garantir que ela estivesse viva, para ser adotada. A cadela não conseguiu entender a situação, mas fez questão de levar o bicho de pelúcia quando percebeu que estava mudando de endereço.

Cadela abandonada pela família se apega a brinquedo de pelúcia
JENNIFER JESSUP

A Tagg Rescue recebeu a cadela, tomou as primeiras providências e garantiu que Ellie estivesse pronta para ser retirada: a ONG verificou toda a documentação do animal, inclusive o termo de alienação, um atestado de que a antiga família abria mão da cachorra.

Ellie passou apenas uma noite na Tagg Rescue. Um amigo de Jennifer prontificou-se a alocá-la em um lar provisório em Dallas, até que Jon Jessup pudesse se deslocar da Flórida. A cadela começou a se mostrar um pouco mais segura e tranquila, mas continuou mantendo o bicho de pelúcia ao lado.

Cadela abandonada pela família se apega a brinquedo de pelúcia
JENNIFER JESSUP

A cadela realmente apegou-se ao brinquedo. Enquanto Jennifer e Jon tomavam as últimas providências, o tutor provisório tirou fotos de Ellie. Em uma delas, o bicho de pelúcia foi retirado e escondido.

Ao perceber que o “melhor amigo” não estava por perto, Ellie se enrodilhou e deitou-se como se fosse uma bolinha de pelos. Apesar do porte médio para grande, a blue lacy ficou parecendo um filhote nas imagens, sem o bichinho de pelúcia.

Mas Ellie também deu mostras de ser uma cadela equilibrada e tranquila. Bastou que o cuidador devolvesse o bicho de pelúcia a ela, para que o animal voltasse a exibir o comportamento calmo, menos ansioso.

Cadela abandonada pela família se apega a brinquedo de pelúcia
JENNIFER JESSUP

A cadela realmente se apegou ao bicho de pelúcia, como se fosse uma verdadeira tábua de salvação. Ao se ver abandonada, em um local estranho e inóspito, tudo que tinha restado para Ellie era o brinquedo.

Mas a história estava prestes a mudar de forma radical. Jennifer entrou em contato com uma empresa que faz transporte de animais nos EUA, que se prontificou a levar Ellie em segurança, do Texas para a Flórida.

Ellie chegou exausta ao novo lar. Ela foi recebida diretamente por Jon, seu novo tutor, que passou o dia tentando animar a blue lacy. A cachorra é muito tímida e os acontecimentos mais recentes, do abandono à viagem pelo sul dos EUA a deixaram cansada e confusa.

A cadela está em plena fase de adaptação. Ela ainda não largou o bicho de pelúcia – o fiel companheiro nos dias mais aflitivos –, mas lentamente está se rendendo aos novos encantos da vida ao lado de Jon.

Receba notícias e histórias do Cães Online no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/caesonline.

Deixe um comentário