Cachorro educado limpa as patas antes de entrar em casa

O sonho dos faxineiros obsessivos: este cachorro educado limpa as patas antes de entrar em casa.

A maioria dos pets não faz cerimônia em deixar as marcas das patas enlameadas em pisos e tapetes, deixando rastros da sua passagem. Este simpático cachorro, no entanto, parece ser muito bem educado: ele faz questão da higiene antes de entrar em casa.

A atitude do cachorro é realmente incomum: em geral, cães e gatos não estão nem um pouco preocupados em evitar a sujeira nos espaços comuns. Os gatos estão sempre se lambendo, enquanto os cachorros não veem nada de errado em “decorar” os ambientes com sujeira, poeira e lama.

cachorro-educado-limpa-as-patas-antes-de-entrar-em-casa

Os gatos, aliás, não se lambem por causa da limpeza. A língua áspera ajuda a coçar a pele, prevenindo irritações e reações alérgicas. Eles também não enterram as fezes e a urina por questões higiênicas (do ponto de vista humano).

Na natureza, os gatos são predadores, mas também são presas. A urina, que é muito concentrada, denuncia a presença dos felinos no ambiente. Ao enterrá-la, eles evitam que os caçadores das proximidades os descubram.

O vídeo

Em um vídeo de apenas 30 segundos, pode-se ver que o cachorro não esfrega apenas as patas com negligência no capacho. Ao atravessar a porta que dá acesso do jardim para a sala, ele limpa as patas cuidadosamente, para certificar-se de que não está levando nenhuma sujeira para dentro de casa.

cachorro-educado-limpa-as-patas-antes-de-entrar-em-casa

O cachorro que aparece no vídeo não foi identificado. Também não foi divulgado quem são os tutores do animal, nem o local em que vivem. Os usuários da internet que interagiram com as imagens são de diversas partes do mundo, o que não ajuda a identificar a procedência do material.

As imagens foram postadas no Youtube, no canal Waggle TV, especializado em histórias sobre animais de estimação, e reproduzido diversas vezes nas redes sociais. Mais de 880 mil internautas acessaram diretamente o vídeo, que recebeu milhares de curtidas e comentários.

cachorro-educado-limpa-as-patas-antes-de-entrar-em-casa

O cachorro famoso parece ser bastante atencioso. Convidado pelo tutor a entrar, ele abana o rabo alegremente enquanto limpa as patas no capacho. A higiene minuciosa se estende por dez segundos, até que o peludo é interrompido pela porta da varanda, que vai se fechando.

Não se sabe se o cachorro é realmente educado ou se ele encontrou uma maneira para escapar do banho quando retorna das brincadeiras no jardim. Seja como for, os tutores devem ficar aliviados por não terem de recomeçar a faxina sempre que o peludo volta para o interior da casa.

Cachorros podem ser limpinhos?

É possível treinar os cachorros em casa, para que não façam muita bagunça, não espalhem brinquedos pelo chão e façam as necessidades no lugar certo. Mas, para desespero de quem faz questão de uma casa imaculadamente limpa, os cachorros não conseguem aprender a ser higiênicos.

Higiene, na realidade, é um conceito puramente humano e está relacionado à preservação da saúde. Limpar a casa, lavar roupas, higienizar alimentos crus antes de servi-los, são atividades desenvolvidas pela humanidade ao longo da evolução – principalmente depois da chegada à civilização.

cachorro-educado-limpa-as-patas-antes-de-entrar-em-casa

Um cachorro pode aprender a limpar as patas antes de entrar em casa, mas ele não conseguirá entender os motivos. Se a terra está muito bem nos canteiros do jardim, não há motivo, de acordo com o raciocínio canino, para que ela não seja bem-vinda na sala de estar.

A ideia de limpar para evitar micro-organismos está longe das preocupações dos peludos. Até pouco mais de 160 anos, nós mesmos só lavávamos as mãos antes das refeições para não comer nada com poeira ou lama. Como os cães comem diretamente com a boca, não há razões para deixar as patas limpas.

Alguns cachorros, no entanto, podem ficar incomodados com a sujeira nas patas, especialmente se for material particulado e granulado, como areia. É possível treiná-los para limpar as “mãos” justamente fazendo-os caminhar sobre esse tipo de material e, em seguida, mostrando como retirar as partículas esfregando as patas em um pano ou capacho.

Alguns animais aprendem sozinhos, mas o adestramento não é uma tarefa difícil. Os tutores devem aliar o treinamento a métodos positivos, com a oferta de recompensas, incentivos e agrados. Desta forma, o aprendizado se torna mais rápido e efetivo.

Veja o vídeo do momento em que o cachorrinho limpa as patas:

Receba notícias e histórias do Cães Online no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/caesonline.

Deixe um comentário