Cachorro abandonado em uma mala luta pela vida até ser resgatado na Itália

Ele foi abandonado dentro de uma mala à beira da estrada. Resgatado, o cachorro passa bem.

A maldade de alguns seres humanos consegue atingir níveis sofisticados. Este cachorro foi abandonado preso dentro de uma mala, que foi descartada à beira da estrada entre Trani e Barletta. O animal fez de tudo para se libertar e acabou sendo resgatado por voluntários da Lega del Cane di Trani (“liga dos cachorros” de Trani, em italiano).

O crime foi presenciado por algumas testemunhas, que viram um carro transitando na região da Apúlia (Puglia), no sul da Itália. Em determinado momento, o motorista parou, jogou a mala no acostamento e seguiu seu caminho.

cachorro-abandonado-em-uma-mala-e-resgatado-na-Italia

O resgate

Uma equipe da Lega del Cane foi chamada para verificar a ocorrência. Os voluntários notaram que o cachorro, certamente abandonado na estrada para morrer, estava lutando bravamente para conseguir se livrar da gaiola improvisada.

Trata-se de um pitbull castanho, que foi batizado de Kei pelos resgatadores. O animal foi encontrado muito abaixo do peso esperado e com marcas de facadas em diversas áreas do corpo. Ele também apresentou hipotermia – apesar do clima mediterrâneo, o cachorro foi encontrado ainda no inverno, quando as temperaturas dificilmente ultrapassam os 11°C na região da Apúlia.

cachorro-abandonado-em-uma-mala-e-resgatado-na-Italia

Kei foi estabilizado e levado a uma clínica veterinária em Bari, a capital da província. Os médicos identificaram pedras e pedaços de pau no intestino do cachorro, que, faminto, deve ter tentado se alimentar com o que tinha ao alcance.

O pitbull foi mantido durante alguns dias aquecido por luzes infravermelhas. Depois do resgate, Kei não conseguia estabelecer a termorregulação autônoma. Em outras palavras, ele não conseguia manter a temperatura corporal.

A idade do cachorro resgatado foi estimada em no máximo dois anos – Kei é pouco mais do que um filhote, ele é um adulto jovem. O cachorro foi mantido sob observação nas primeiras horas após o resgate, porque os veterinários não tinham certeza de que o organismo conseguiria reagir às agressões e às más condições a que o cachorro foi submetido.

cachorro-abandonado-em-uma-mala-e-resgatado-na-Italia

Passados alguns dias, o cachorro encontrado preso na mala voltou por fim a manter a temperatura constante. Os médicos, então, resolveram submetê-lo a uma série de procedimentos, para retirada das pedras retidas no intestino. As cirurgias foram realizadas através de endoscopias.

Por fim, o pitbull foi levado ao abrigo da Lega del Cane em Trani – uma das sessões da Lega Nazionale di Difesa del Cane. Na primeira postagem sobre o caso depois que o animal foi recebido, a presidente da ONG, Mariella Lavarra, não estava otimista: “Temos muito poucas boas notícias, que devem sempre ser tomadas com cautela”.

cachorro-abandonado-em-uma-mala-e-resgatado-na-Italia

Os responsáveis pelo abrigo informaram que o quadro clínico permanecia crítico. O prognóstico foi mantido reservado, porque Kei estava realmente em péssimas condições de saúde. Mesmo assim, o cachorro se mostrava dócil e amoroso com os tratadores.

Kei passou a receber alimentação normal, mas não conseguia expelir as pedras e gravetos que ainda estavam em seu intestino. Exames de imagem mostraram que o quadro estava inalterado, mas o pitbull dava mostras de estar gostando dos cuidados e do carinho – talvez os primeiros gestos de amor que ele recebeu na vida toda.

O cachorro passou cinco meses no canil ainda em tratamento. Kei corria riscos sérios de perfurações no sistema digestório, precisava ser alimentado em pequenas porções oferecidas ao longo do dia e não podia fazer esforços físicos.

Felizmente, o pitbull superou todas estas condições. Os objetos estranhos restantes foram sendo eliminados pouco a pouco; foram necessárias mais duas cirurgias de extração. Kei começou a recuperar peso e passou a mostrar uma personalidade mais extrovertida. Na verdade, ele começou a confiar nos humanos que estavam à sua volta.

cachorro-abandonado-em-uma-mala-e-resgatado-na-Italia

O animal foi esterilizado e, depois de vencer algumas complicações – os pontos das cirurgias infeccionaram, apesar de Kei ter usado um colar elisabetano durante todo o pós-operatório, para evitar as lambidas – o animal finalmente foi liberado para adoção.

Kei está esperando uma nova família. Ele foi diagnosticado com linfangiectasia congênita, uma doença que provoca o extravasamento da linfa, com a consequente perda de nutrientes. Por isso, o pitbull precisa de uma dieta especial.

O cachorro também demonstrou não ser tolerante com outros machos e também não gosta de gatos. Com as cadelas, no entanto, ele se mostra bastante dócil. Mesmo assim, a Lega del Cane de Trani está procurando uma família que queira um “filho único”, porque Kei certamente dará muito trabalho para os tutores.

Vídeo contando a história do cachorrinho:

Receba notícias e histórias do Cães Online no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/caesonline.

Deixe um comentário