Cachorra cega estava com medo de descer as escadas até seu irmão lhe mostrar como

Cega, esta cachorra resgatada aprendeu a descer as escadas com o “irmão mais velho”.

Bonnie é uma cachorra da raça husky siberiano de quatro anos que já obteve muitas conquistas na vida, mas não é fácil descobrir isso apenas olhando para ela. Recentemente, com a ajuda do irmão mais velho, ela conseguiu mais uma vitória: subir e descer sozinha as escadas da casa nova.

A peluda tem uma longa história de superação. Ela foi recolhida nas ruas de uma cidade chinesa, logo no início da pandemia de Covid-19. Graças à ação de alguns ativistas dos direitos dos animais, Bonnie foi levada para um canil na Inglaterra, onde conheceu a nova família.

A cachorra foi recentemente adotada por Victoria Pombeiro. A família vive em Guildford (sul da Inglaterra), em uma casa cujos fundos têm dois andares: uma novidade e tanto para Bonnie, que só conhecia casas térreas.

cachorra-cega-aprende-a-descer-as-escadas

O aprendizado

A husky siberiano foi abandonada e abrigada no Rushton Dog Rescue, um santuário para cães fundado em 2007, instalado em Somerset, a 180 km de Guildford. No canil, Bonnie conheceu Victoria – e foi amor à primeira vista.

Victoria sabia que a cachorra era perfeita para o núcleo familiar, apesar da deficiência visual. Quando Bonnie foi introduzida na casa nova, logo depois da adoção, ela rapidamente passou a identificar o espaço.

cachorra-cega-aprende-a-descer-as-escadas

A peluda farejou os ambientes, estabeleceu as rotas e contou com a ajuda providencial de Wookie. A tutora lembrou que Bonnie é extremamente competente para superar a deficiência: ela identifica os obstáculos (móveis, tapetes, etc.), esbarra apenas uma vez e, logo em seguida, aprende a localização de cada objeto.

O irmão mais velho foi fundamental para as novas conquistas de Bonnie. Wookie está sempre por perto. Ele parece entender que a peluda não consegue enxergar com os olhos e, por isso, está sempre disponível para guiá-la.

cachorra-cega-aprende-a-descer-as-escadas

A adaptação foi relativamente fácil, mas Bonnie não conseguiu criar coragem suficiente para se arriscar. O acesso à cozinha e ao quintal dependia da passagem pela escada, mas, mesmo com o apoio da tutora e do irmão, a cachorra não se sentia segura para desafiar os degraus.

Victoria contou ao The Dodo, site especializado em histórias sobre animais de estimação, que, durante as primeiras semanas, Bonnie circulou apenas pelo andar térreo da casa. A tutora se sentava no alto da escadaria e chamava a cachorra.

cachorra-cega-aprende-a-descer-as-escadas

Enquanto isso, Wookie subia e descia a escadaria, latindo, como se estivesse tentando ensinar à companheira o jeito certo de escalar os degraus. Bonnie, no entanto, continuou “respeitando” a escada, sem ânimo para arriscar uma nova conquista.

Certa manhã, Victoria recebeu a visita de um amigo em casa. Os dois humanos sentaram-se à mesa de jantar da cozinha, para conversar e tomar chá. Alguma coisa diferente, então, despertou a atenção de Bonnie.

cachorra-cega-aprende-a-descer-as-escadas

Muito provavelmente, a cachorra percebeu a presença de alguém estranho na casa. Naturalmente, ela precisava investigar a “possível invasão” e, para isso, contou com o apoio de Wookie. Depois de refletir um pouco, a husky siberiano finalmente ganhou coragem e subiu os degraus em direção à tutora.

cachorra-cega-aprende-a-descer-as-escadas

A vitória de Bonnie na “Batalha dos Degraus” foi filmada pelo amigo de Victoria, que publicou as imagens no Facebook. O post foi visualizado e compartilhado milhares de vezes, ultrapassando as fronteiras da Grã-Bretanha. A família Pombeiro recebeu inclusive a visita de repórteres, interessados em contar a história de Bonnie.

A tutora continua muito orgulhosa com o desempenho da nova cachorra. “Bonnie é incrível, você nunca saberia que ela é cega apenas observando-a movimentar-se pela casa. Ela já conquistou a cozinha e o quintal e está se aventurando no parque perto de casa. A cachorra caminha como se não tivesse nenhuma deficiência”.

cachorra-cega-aprende-a-descer-as-escadas

Depois de superar o medo das escadas, Bonnie passou a subir e descer os degraus com frequência. Nos primeiros dias, Wookie vigiava os passos da irmã, pronto para socorrê-la caso ela se metesse em apuros, mas a husky siberiano já consegue circular livremente, como se tivesse passado a vida inteira transitando entre o térreo e o primeiro andar do lar dos Pombeiro.

cachorra-cega-aprende-a-descer-as-escadas

Bonnie continua obtendo pequenas vitórias a cada dia. A tutora colocou um pequeno guizo na coleira de Wookie, que é o sinal para a cachorra localizar o irmão e segui-lo por toda a parte. Os dois cães estão sempre juntos – Wookie serve até como travesseiro para Bonnie nos muitos cochilos do dia a dia.

Receba notícias e histórias do Cães Online no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/caesonline.

Deixe um comentário