Depois de muito sofrer, cachorra abusada na reprodução encontra um novo lar

Encontrada quase morta, esta cachorra que foi explorada para ter filhotes encontra um novo lar.

Para aumentar os lucros, muitos criadores inescrupulosos submetem as cachorras a abusos contínuos, gerando até três ninhadas a cada ano. Esta cachorra foi encontrada quase morta, com problemas oculares e desnutrida, com sinais de que foi mais uma vítima.

Felizmente, a peluda conseguiu se recuperar e descobriu uma situação totalmente inédita para ela: a convivência em um lar responsável e amoroso. Ela está pronta para seguir em frente, mesmo com as muitas sequelas da exploração.

cachorra-abusada-na-reproducao-encontra-um-novo-lar

A rotina dos animais abusados na reprodução é sempre a mesma: os cães são mantidos em péssimas condições, com deficiências alimentares, falta de higiene, nenhum atendimento médico. As fêmeas sofrem muito mais, porque têm de enfrentar até três gestações por ano.

Os filhotes quase sempre são desmamados precocemente e vendidos principalmente pela internet, para que os interessados não possam visitar o canil. Os pais, depois de alguns anos de abuso, acabam sendo mortos ou abandonados.

Abuso e abandono

Nina foi encontrada, no final de 2021, embaixo de uma ponte em Rosenberg, próxima a Houston, a cidade mais populosa do Texas (sudoeste dos EUA). Ela foi abandonada já quase sem vida. Alguns moradores locais acreditaram que o animal já estava morto e tiveram medo de se aproximar.

Uma equipe do This Is Houston, uma entidade de apoio aos animais sem-teto, foi chamada para intervir. A ONG é especializada no resgate e acolhimentos de cães e gatos doentes e feridos, quase sempre sacrificados nos abrigos oficiais americanos.

cachorra-abusada-na-reproducao-encontra-um-novo-lar

A cachorra, felizmente, ainda estava viva, mas por um fio. Ela exibia os olhos congestionados, que revelavam uma forte infecção em curso. Nina estava severamente desnutrida: as costelas não podiam apenas ser apalpadas, mas eram visíveis à simples observação.

Com a chegada da equipe, Nina conseguiu reunir algum ânimo e aproximou-se daqueles humanos. Ela mostrava ter muita vontade de viver, mas, mesmo assim, caminhou tropeçando e chegou a desmaiar algumas vezes antes de finalmente chegar ao atendimento médico.

cachorra-abusada-na-reproducao-encontra-um-novo-lar

Os socorristas levaram Nina para a Vergi 24/7, em Houston, uma clínica veterinária que trata e encaminha cães e gatos de rua encontrados em condições muito severas. A equipe não conseguia nem saber se a cachorra tinha olhos, se conseguia enxergar alguma coisa.

Na clínica, os veterinários constataram que a cachorra tinha os dois globos oculares, mas eles estavam muito infeccionados, causando dor e sofrimento. A primeira providência foi a remoção cirúrgica dos olhos.

cachorra-abusada-na-reproducao-encontra-um-novo-lar

Nina também recebeu soro intravenoso, para repor os nutrientes e dar início à reidratação e nutrição. Ela foi tratada com antibióticos, para eliminar infecções oportunistas, vermífugos (estava repleta de vermes intestinais) e antiparasitas (havia centenas de pulgas, carrapatos e piolhos na pelagem).

Durante os procedimentos cirúrgicos, foi encontrada uma sutura infeccionada na região dos cortes ocorridos durante a esterilização do animal, realizada alguns meses antes. É provável que a castração tenha ocorrido em algum fundo de quintal, provavelmente sem o suporte de um profissional especializado.

cachorra-abusada-na-reproducao-encontra-um-novo-lar

Finalmente, a cachorra recebeu alta hospitalar e foi levada para o abrigo do This Is Houston. Ela ainda recebeu um regime de superalimentação, para recuperar parte do peso. Finalmente, restabelecida, com a pelagem brilhante e muito brincalhona, Nina foi disponibilizada para adoção.

Nina já foi encaminhada para dois lares adotivos, mas os tutores não se adaptaram à rotina com uma cachorra cega. Os cães conseguem superar as deficiências rapidamente, mas, considerando o histórico da cachorra, ela ainda precisava de treinamento básico, para se ressocializar, voltar a confiar em humanos e aprender a se localizar sem a visão.

Há um ditado comum nos EUA que diz: “The third time is a charm” (a terceira vez é um encanto), que se refere à necessidade de tentar alguma coisa várias vezes, antes de consegui-la, especialmente nos maiores desafios.

cachorra-abusada-na-reproducao-encontra-um-novo-lar

A equipe do This Is Houston estava confiante em que a terceira tentativa de adoção (“the third time”, em inglês) seria definitiva. Todos os voluntários do abrigo estavam torcendo pelo sucesso da cachorra, mentalizando sucesso para Nina.

O sucesso finalmente chegou. Em junho de 2022, uma família do sul do Texas, visitando Houston, resolveu conhecer o abrigo. Logo quando chegaram, eles se depararam com Nina, estranhamente parecida com um cachorro que tiveram anos antes.

Depois de conhecer a história da cachorra, o casal não teve dúvidas. Nina foi adotada imediatamente e seguiu viagem no mesmo dia para a casa nova. Ela ainda precisa aprender muitas coisas, mas já tem o estímulo necessário: o amor de uma família.

Receba notícias e histórias do Cães Online no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/caesonline.

Deixe um comentário